segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Geografia Coordenadas Geográficas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Localizar corretamente qualquer ponto na superfície terrestre;
• Saber diferenciar latitude e longitude;
• Identificar o principal paralelo e meridiano.
Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Indagar os alunos como fazem para localizar-se no seu espaço de convivência.
Estratégias e recursos da aula
PROBLEMATIZAÇÃO:
O objetivo dessa aula é propor aos alunos uma pesquisa sobre instrumentos que possibilitem a compreensão do estudo de coordenadas geográficas, de maneira que facilite a aprendizagem desse conteúdo.
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre o que eles conhecem de localização geográfica:
● Quando queremos indicar para alguém onde é a nossa casa, podemos utilizar alguns pontos de referência?
● E quando queremos localizar, na superfície do nosso planeta, uma cidade, um país, uma montanha, um navio em alto-mar, uma floresta ou deserto, precisamos utilizar as mesmas referências ou algumas mais precisas?
● Como o homem fez para saber localizar esses pontos com precisão?
Após esse momento o professor começa a explanar sobre o conteúdo a ser trabalhado e para melhor compreensão, os alunos utilizarão jogos.


Atividade:
Depois que os alunos compreenderem o conteúdo, o professor deverá realizar as seguintes:
●confeccionar um jogo de coordenadas da batalha naval;
●realizar a brincadeira caça ao tesouro;
●atividade escrita.

REFERÊNCIAS DE TODOS OS RECURSOS UTILIZADOS:
● BOLIGIAN LEVON... (ET.AL) – Introdução à ciência geográfica: 5ª série. São Paulo: Atual, 2001. – (Geografia Espaço e Vivência).
● PROJETO ARARIBÁ: Geografia/ obra coletiva,concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Virgínia Aoki. – 1. Ed. – São Paulo: Moderna, 2006.
Avaliação
O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. Sugerimos alguns critérios:
• capacidade de sintetizar o conteúdo pesquisado;
• capacidade de trabalhar em grupo, composição;
• participação no projeto do grupo;
• comprometimento com o grupo;
• respeito com o trabalho dos outros grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário